Decoração · Gravidez e Maternidade

Chá de Bebê – Como organizar?

O neném está chegando e está na hora de comemorar esse momento!

O Chá de bebê é uma festa para reunir familiares e amigos para celebrar a chegada do neném, conversar, relaxar e principalmente se divertir com pessoas que você gosta. Além disso, ajuda muito na composição do enxoval do bebê, pois cada convidado leva um presentinho e mimos para o neném.

Muitas mamães tem dúvida sobre como organizar esse evento de celebração e nós vamos listar aqui 10 passos a serem seguidos para que tudo corra bem e seja um sucesso.

01

  • Determinar o orçamento.

Este, sem dúvidas é o primeiro passo. Determinar o quanto você está disposta a gastar na festinha vai guiar todos os outros passos e escolhas a serem tomadas. A partir desse item, você já pode pensar no tamanho desta celebração, se será algo pequeno, somente para os mais íntimos ou se fará uma festa para todos que conhece e se a decoração será elaborada ou algo simples feita por você mesmo.

  • Definir a lista de convidados

Monte uma lista das pessoas que deseja convidar. Amigas, amigos, familiares e pessoas que você deseja que faça parte deste momento. É importante observar o seu orçamento e o tamanho do local em que será realizado o Chá. Lembre-se também de adequar a quantidade de pessoas da lista ao estilo do evento, algo íntimo e pequeno ou uma super festa.

  • Escolher um local, data e horário

Normalmente, os chás de bebê são realizados na própria casa da mamãe para que seja algo reservado e especial. Mas não há problema algum em realizá-lo na casa de familiares ou amigos, caso seu lar não comporte a quantidade de convidados com conforto. Quanto à data, o ideal é que seja entre o sétimo e oitavo mês de gestação, pois não está muito em cima da hora do bebê nascer, mas a mamãe já está com um barrigão lindo para a comemoração. É comum que seja no fim de semana para garantir a presença de todos e o horário da tarde é o preferido das mamães, pois expressa um ar infantil e singelo, como um café da tarde para celebrar a chegada do neném.

  • Escolha do tema

Uma das partes mais gostosas da organização! As mamães se divertem durante a escolha do tema, são milhares de opções e estilos para se inspirar. Você pode pensar no tradicional tema bebê menina ou bebê menino, por exemplo.

0203

Mas os temas específicos estão ganhando cada vez mais espaço nessa comemoração. Fazendinha, ursinhos, cegonha, piquenique, safari, borboletas, anjinhos, nuvens… são alguns exemplos que servem de inspiração.

  • Lista de presentinhos

É tradição que os convidados do chá de bebê levem presentinhos à mamãe e o neném. Normalmente, no próprio convite está escrito o que cada um pode levar para ajudar essa nova família que está se formando. Alguns itens que você pode pedir são: Bodies, macacões, calças, mamadeira, meias, babador, manta e cueiro, cabides, mordedores, trocador, travesseiros, almofada para amamentação, pomada de prevenção para assaduras, produtos de higiene e fraldas. Aliás, existe uma versão desse evento chamado Chá de Fraldas, em que todos os convidados levam fraldas à mamãe, um item que será muito usado e será de extremo proveito durante muito tempo. Caso você opte por essa opção, pode pedir aos convidados tamanhos diferentes para que o bebê vá usando conforme o tempo.

08

Se você gosta de escolher praticamente tudo do enxoval do seu bebê ou se você gostaria de algo mais prático pra você e seus convidados, hoje em dia existem as listas de presentes online. No site da Bebefacil você tem essa opção. Você monta a lista, distribui para os seus convidados e a cada presente que eles comprarem o valor é revertido em créditos que você pode usar em qualquer produto da loja.

09

  • Convites

Etapas acima concluídas? Hora de pensar nos convites. Ele pode ser simples ou não de acordo com seu estilo e o estilo do Chá, mas é essencial que contenha informações como o nome do bebê e/ou dos pais, o endereço onde acontecerá o chá, data, hora da festinha, presentinho a ser entregue ou o link para a lista online (clique aqui para montar sua lista de presentes online) e claro, o nome do convidado.

Você pode adequar o estilo do convite ao tema da festa, para que tudo se complemente e o evento fique ainda mais lindo.

10

  • Organização e Decoração

Você pode usar vários itens da sua própria casa para fazer a decoração do chá de Bebê ou Chá de Fraldas, como vasos, flores, toalhas para as mesas e coisinhas do próprio bebê. Para a decoração da mesa, é muito tradicional o Bolo de Fraldas que é simples de ser feito por você mesma, além disso, os doces da festa são perfeitos para compor a mesa do bolo. Balinhas e doces podem ser colocados em pequenas mamadeiras, potinhos ou forminhas coloridas e ficarão super divertidos na festinha.

11

Quanto à organização do lugar, é preciso pensar no espaço de circulação das pessoas e também como elas serão acomodadas. Posicionar cadeiras e mesas que formem grupos de conversas é uma boa opção para que os convidados interajam de forma natural mesmo que não se conheçam.

12

Essa fase da preparação é a que demanda mais trabalho, pois tudo é feito no dia, por isso, conte com a ajuda dos avós, amigas e familiares mais próximos para te ajudar. Assim não ficará sobrecarregado para ninguém e eles ficarão contentes em participar de mais uma etapa de sua vida.

  • Comes e Bebes

Os lanchinhos para o chá normalmente são característicos de café da tarde, como salgadinhos, pasteizinhos, mini pizzas, mini sanduiches, torradas com patês, pães de queijo, tortas, e as bebidas podem ser sucos, chá, água, refrigerante e café, por exemplo.

A mesa de doce tem que ter o tradicional brigadeiro, além de outros doces de sua preferência, como beijinho, cupcakes, biscoitos, balas, marshmallows, entre outros.

13

  • Brincadeiras

Outro item muito tradicional são as brincadeiras do chá de Bebê, um exemplo que você pode fazer para divertir a si mesma e aos seus convidados é adivinhar quem deu os presentes com dicas que os próprios convidados derem.

Como jogar: Antes de darem os presentes, cada convidado pode colar um bilhete com algumas dicas sobre si, como: magrinha e engraçada. Quando receber o presente ou fralda a mamãe terá que adivinhar quem deu com base nas dicas. A cada erro, ela deve pagar uma prenda, como ter que beber algum líquido não alcoólico de uma mamadeira, ter o rosto ou barriga pintados, etc.

Outra brincadeira divertida é fazer com que o papai realize alguma tarefa, como trocar fraldas ou colocar roupinhas em um boneco, com as orientações da mamãe, o único porém é que ele estará vendado! Pode ter certeza que renderá muitas risadas! 😆🤭

14

  • Lembrancinhas

Não precisa ser nada muito elaborado, as lembrancinhas são mimos entregues aos convidados para relembrar o momento. Ela pode ser docinhos, bem-nascidos ou cheirinhos em alguma embalagem com o tema do Chá ou a personalidade dos pais.

15

Seguindo esses passos fica muito mais fácil organizar tudo, não é mesmo? Uma outra dica é realmente escrever uma lista em um papel com todos os itens que precisa realizar e estabelecer alguns prazos, assim você conseguirá conciliar seus horários com os outros deveres que a gestação exige, principalmente nos últimos meses.

Comenta pra gente se você gostou das dicas, nós esperamos que elas possam ajudar de alguma forma e que te desperte muitas ideias!!

Nos encontramos no próximo post! Até mais!! 😚☺

Equipe Bebefacil.


Referências:
https://www.gestacaobebe.com.br/cha-de-fraldas-simples-e-barato-ideias-de-decoracao/ | https://www.pampers.com.br/cha-de-fraldas/como-organizar/artigo/como-planejar-cha-de-bebe-em-sua-casa | http://www.mildicasdemae.com.br/2017/03/os-beneficios-de-fazer-uma-lista-de-cha-de-bebe-online.html | https://www.johnsonsbaby.com.br/preparando-se-para-o-bebe/como-fazer-um-cha-bebe | https://bebemamae.com/gravidez/brincadeiras-para-cha-de-bebe-ou-cha-de-fraldas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s