Gravidez e Maternidade · Saúde e Cuidados

Praia – Cuidados com o Bebê

2018 já começou e o verão continua, mamães! Nesta época de férias e alta temporada, muitas famílias escolhem viajar para destinos praianos para aproveitar o sol e o calor. Mas como fazer isso com um bebê pequeno? Pais de primeira viagem podem ter muitas dúvidas e receios quanto a isso e nós vamos dar algumas dicas para deixar tudo mais tranquilo.

A grande maioria dos pediatras indicam que os bebês podem ir à praia a partir dos 6 meses de vida, em que as primeiras vacinas já estão aplicadas. Assim, os riscos de contaminação e doenças é bem reduzido. Antes deste período, passeios ao fim da tarde ou começo da manhã podem ser feitos tranquilamente.

Estes horários podem ser respeitados não só nos primeiros meses de vida, mas até a criança crescer, pois o sol entre as 10h e as 16h é muito forte, deve ser evitado sempre. Além deste cuidado, nunca se esqueça do bloqueador solar (a partir dos 6 meses) com FPS superior a 30. O protetor deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol.

Caso o neném seja muito novinho e para aumentar a proteção, você pode optar por vestuário com FPS no próprio tecido, falamos sobre essa tecnologia há alguns dias neste post aqui.

01

Use sempre bonés, chapéus, fraldas próprias para água e roupas leves no bebê. Esses cuidados evitam assaduras e queimaduras pelo sol. Leve sempre com você lenços umedecidos para higienização do bebê e trocador impermeável. Vale também levar uma muda de roupa para trocar o bebê e deixa-lo sequinho ao fim do passeio.

Para as brincadeiras ficarem mais legais, leve alguns brinquedinhos que o seu neném gosta e alguns próprios de praia ou de banho. Uma dica bem legal é usar aquelas piscininhas infláveis de plástico para que ele possa se refrescar. Encha-a com água doce e fique sempre por perto, ok?

02

Após o contato com a areia e água do mar, enxague a criança com água doce. Isto pode evitar risco de irritação na pele ou desenvolvimento de alergias, muitas vezes causados pelo atrito da areia com a pele. Fique atenta também às mãozinhas! Elas sempre são levadas à boca e a areia não é uma comidinha saudável, ne? Heheh 🙈😆

03

Quanto à alimentação do bebê na praia, opte por alimentos naturais e preparados em casa, como frutas, legumes como cenoura e pepino em palitinhos, sanduíches preparados por você mesma, biscoito de polvilho e outros alimentos permitidos e indicados pelo seu pediatra. A hidratação também é muito importante, leve água e sucos naturais para que a criança ingira bastante liquido durante todo o dia.

04

Para armazenar tudo isso, guarde em potinhos e garrafinhas e não esqueça de usar bolsas térmicas que garantem a boa conservação dos alimentos.

Por fim, respeite a rotina da criança, para que ela coma nos horários em que está acostumada e também descanse na hora da soneca. Ao chegar em casa, direto para o banho! Além de higienizar e tirar todos os resíduos de areia do corpo do bebê, o banho relaxa e o deixa mais tranquilo.

05

Com todas essas dicas, esperamos que as viagens sejam super gostosas e que vocês aproveitem muito!

Um abraço, Equipe Bebefacil!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s