Saúde e Cuidados

Copos de transição, como são?

FOTO00

Segundo a OMS, o aleitamento materno exclusivo deve ser mantido até os 6 meses de vida do bebê, a partir de então começa o trabalho de introdução alimentar, primeiramente através de sucos, água, frutinhas, papinhas (como já falamos em outro post que você pode ler aqui)…

É aí que entra o copo de transição! Neste momento, pequenininha do jeito que é, a criança ainda não consegue usar copos comuns, certo? O copo de transição, também chamado de copo de treinamento, vai ajudar a ensinar a criança nesse processo.

Diferente da mamadeira e do peito, ao utilizar o copo, o bebê não precisará usar da mesma sucção que é preciso para conseguir tomar o leite. Ainda precisará sugar, porém um pouco mais parecido com um canudinho, de maneira mais simples, pois os bicos possuem 2 ou mais furinhos, facilitando a saída do lÍquido.

Mas como são os copos de treinamento?

Apesar das muitas diferenças, ele pode ter o formato muito parecido com o da mamadeira, entretanto, como já dissemos acima, uma das principais diferenças entre os dois objetos é o bico. Com mais furinhos, facilitam a saída do liquido, diminuindo a força de sucção que o bebê precisa exercer, o que o fará acostumar com o fato de que não precisará mais sugar ao usar copos normais.

FOTO01
Copo Learn to Drink – MAM / Copo Pinguim – Philips Avent

Aí você pode pensar: “Se o bico tem mais furinhos e o bebê não precisa sugar, acidentes podem acontecer e a bagunça estará armada com água e suco caindo por todo lado”. Fique tranquila! Podemos encontrar na tampa dos copos, uma válvula que regula a entrada e saída de ar, evitando que pingue ou derrame o conteúdo.

FOTO02b.png
Bocal com válvula – MAM / Copo Bee Fantasy – Bébé Confort

Outra característica são as alças que às vezes acompanham os copos, elas ajudam o bebê a segurar, aumentando sua independência. Muitos copos possuem pegas ergonômicas desenvolvidas especialmente para as mãozinhas do nenê e podem ser retiradas conforme a criança for aprendendo e ficando mais independente.

FOTO03
Copo Step Up – Chicco / Copo First Choice – NUK / Copo papinha – Chicco

Um próximo passo é mudar para os copos sem bico. Ainda mais parecidos com os copos normais, a criança ativa a válvula antivazamento com os lábios, permitindo que ela tome o líquido por todos os lados da borda, como em um copo normal.

FOTO04
Copo Mágico – Philips Avent / Copo Grow Up – Sassy

Vale lembrar que a transição não acontece da noite para o dia e seus filhos podem não se adaptar diretamente com o primeiro copo de treinamento que tiverem contato, por isso vale insistir e continuar tentando. Como tudo que é novo, eles terão muita curiosidade, logo se acostumarão e ficarão felizes com a própria autonomia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s