Segurança

Você já conhece o Sistema ISOFIX?

FOTO destaque blog

Desde 2010, o uso obrigatório da cadeirinha para transporte de crianças nos automóveis é assegurado por lei e sujeito à multa, caso a regra seja descumprida. Essa medida alterou totalmente o cenário do trânsito brasileiro e reduziu drasticamente o número de vítimas crianças em acidentes.

Apesar de, felizmente, seu uso já ter se tornado comum, prender a cadeirinha de segurança no carro parece ser um segundo parto, né? O medo de fazer a instalação incorreta assombra muitos papais e mamães de primeira viagem e a dúvida permanece incontáveis vezes. Com toda a evolução tecnológica dos últimos anos, as cadeirinhas também evoluíram e hoje, podemos contar com um sistema que veio da Europa e já está ficando popular no Brasil, o ISOFIX. Vamos falar um pouco sobre ele para que você fique por dentro dessa novidade que será obrigatória no país a partir de 2020.

As cadeirinhas comuns são presas com o cinto de segurança do próprio carro, o que muitas vezes pode reduzir a proteção caso seja instalada incorretamente. O Sistema ISOFIX é mais prático, seguro, minimiza o risco de instalação incorreta e permite uma conexão sólida e permanente.

Mas como funciona?

 A cadeirinha com esse sistema possui travas rígidas que são encaixadas na estrutura fixa do veículo. Há também um terceiro ponto que pode ser de fixação na parte superior (top-tether), atrás do encosto ou uma perna de apoio no assoalho.

FOTO 01

Por ter uma fixação prática de encaixe, o risco de instalação incorreta é extremamente reduzido. Além disso, algumas cadeirinhas de carro para bebê possuem indicadores que mostram se estão instaladas corretamente.

Se você pensa em algo a longo prazo, há cadeirinhas que atendem de 0 aos 6 anos (25kg). Um ótimo investimento que trará segurança garantida para seu nenê.

FOTO 02

Existem também, bases com o Sistema ISOFIX que são compatíveis desde o bebê conforto até cadeirinhas maiores. A Base 2WayFix da Maxi-Cosi, por exemplo, é compatível com o bebê conforto Pebble Plus e com a cadeira para auto 2WayPearl.

FOTO 03

Como saber se seu carro possui o sistema?

Grande parte dos carros produzidos nos últimos 10 anos já possuem o sistema e a partir de 2018, todos os novos automóveis saídos de fábrica já deverão contar obrigatoriamente com os pontos de ancoragem do sistema ISOFIX.

FOTO 04

Vale ressaltar também, que a partir de 2020 a regra valerá para todos os veículos à venda no Brasil.

Gostou? Conte aqui nos comentários o que você acha dessa medida de segurança e do sistema ISOFIX. Vamos adorar saber sua opinião! 😊

2 comentários em “Você já conhece o Sistema ISOFIX?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s