Saúde e Cuidados

Já é Hora da Papinha

Seu bebê está crescendo e já é hora da papinha!! Está preparada e com tudo em mãos? Hahaha Muitas mamães ficam com receio quando este momento chega… surge o medo do bebê não aceitar a comida, dar muito trabalho e até se recusar a receber a refeição, mas existe solução para tudo, não é mesmo? Então vamos lá! Vamos ver algumas dicas que podem ajudar nesta nova fase.

Primeiramente, escolha um lugar adequado! Nada de ficar na frente da TV ou em algum lugar que tire a atenção da criança e também a sua hehehe Com o tempo e quando a criança já estiver maior, isso pode até ser feito, mas no início o ideal é ter um momento inteiramente dedicado à refeição.

01

Outra coisa essencial é criar uma rotina, dar a papinha nos mesmo horários e no mesmo lugar para que a criança entenda melhor aquele momento e seja um momento feliz. As cadeiras de papa são ótimas para posicionar as crianças, ela ajuda a criar este ambiente e esta rotina, mas para os bebês muito novinhos ela pode ser desconfortável… Nestes casos, use o próprio carrinho, ele é macio e deixará o bebê a vontade.

0203

Durante a introdução alimentar, comece com um alimento de cada vez e aos poucos introduza outras variedades, desta forma, será mais fácil de identificar alguma alergia, caso aconteça. A textura da papinha é pastosa, nem muito rala e nem muito firme e você pode acertar este ponto amassando os alimentos com o auxílio de um garfo ou de um amassador para papinhas.

Os pratinhos e talheres também ajudarão a criar uma característica para o momento, existem vários modelos coloridos, com desenhos e formas diferentes que deixarão a hora da papinha super divertida. Observe o comportamento do seu bebê e com o tempo ajuste se é necessário um pratinho mais fundo, mais raso, maior ou menor. Quanto aos talheres, também é legal observar a adaptação do seu bebê, modelos diferentes e inovadores é o que não faltam, mas não esqueça de ficar atenta à indicação etária.

0405

Existe ainda um modelo de pratinho com ventosa para fixar na mesa, perfeito para quando seu bebê começar a comer sozinho, evitando bagunça ou qualquer acidente. Os talheres para esse aprendizado também são importantes de observar. Alguns modelos possuem uma angulação que facilitam a adaptação da criança e ajudam a levar os alimentos à boca com esse novo instrumento.

0607

Mesmo com as dicas ditas aqui e também muitas outras encontradas na internet ou passadas pela vovó ou titias, pode haver alguma dificuldade de aceitação pela criança. Aí, vale lembrar que as crianças tocam em tudo, querem pegar com as próprias mãozinhas e sentir todas as novidades do seu dia-a-dia. Se este for o caso, nos primeiros dias, permita que o bebê toque os alimentos para que ele se familiarize.

08

Você pode também usar um alimentador para que a criança conheça os alimentos nas próprias mãos e ao mesmo tempo evite engasgos. Caso sinta necessidade, é possível também oferecer um suco natural para seu nenê ao final da refeição, os copinhos de transição ajudam no desenvolvimento e independência do bebê, além de estar super ligado a esta necessidade que eles possuem de tocar e ter tudo em suas mãos.

0910

Mas veja, a bagunça vai acontecer! Então realmente separe um tempo para a refeição e coloque uma roupinha mais velha na criança. Também pode ser usada uma colher dosadora e um babador para minimizar a sujeira, os modelos também são infinitos e divertidos.

1112

Ah, caso você vá para algum passeio longo ou precise viajar, não esqueça de armazenar a papinha do nenê em potinhos específicos, existem vários modelos, inclusive térmicos que garantem muito mais conforto em qualquer refeição fora de casa.

1314

Por fim, relaxe e curta esta fase que passa rapidinho! Daqui a pouco, seu filho estará comendo sozinho todo independente hahaha 😍

Conte pra gente suas experiências com a introdução alimentar e não deixe de conferir este post aqui em que também conversamos sobre este assunto. 🥦🥕😄

Até mais, Equipe Bebefacil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s