Gravidez e Maternidade · Saúde e Cuidados

Lavando as Roupinhas do Bebê

Quando você descobriu que estava grávida e começou os preparativos para a chegada do bebê, com certeza muitas pessoas lhe deram milhares de dicas e recomendações do que você deveria fazer, não é mesmo? Alguns pitacos é bom deixar pra lá, outros até dá pra aproveitar, mas tem aqueles conselhos de vovó que ficamos até com medo de não seguir, dê uma olhadinha no seguinte:

“Minha filha, você precisa lavar todas as roupinhas do neném com sabão de coco antes de guardar, hein! Mas tem que lavar na mão e separado de todas as roupas que não são do bebê”

Vai dizer que você nunca ouviu uma frase parecida com essa? Pois é, quando o assunto é higiene e saúde do neném, temos que tomar todos os cuidados que forem possíveis. A lavagem das roupinhas é realmente uma das mais importantes, pois evita que alergias e dermatites apareçam.

ET008

De fato, todas as roupinhas do bebê precisam ser lavadas antes do uso e é aconselhável usar o sabão de coco ou um sabão neutro, para que nenhuma substância fique na roupinha e possa irritar a pele da criança. A vovó também está certa quando diz para separar as roupinhas da criança dos demais membros da casa, porque o sistema imunológico do recém-nascido não está completamente estabilizado logo após o nascimento e impurezas ou bactérias podem se fixar no tecido dos bodies, macacões, mijões, casaquinhos… Alguns especialistas recomendam inclusive usar baldes exclusivos para o neném, que podem inclusive ser de uma cor diferente para não confundir com os demais, ou até mesmo combinar com o enxoval do bebê.

Os baldes também podem ajudar muito na questão da praticidade, pois durante o dia, são feitas muitas trocas, e para não acontecer um acúmulo de peças, você pode deixá-las de molho com sabão ao longo do dia e lavar tudo depois. Caso haja alguma mancha que será difícil de sair, você pode deixar de molho exposto ao sol por algumas horas, depois é só lavar normalmente.

Agora imagine quantos bodies, macacões, calças, camisetinhas, casacos, meias, pagões e blusinhas você terá que lavar antes da chegada do neném! É muita coisa, né? Para não acumular nada para a última hora, é ideal preparar tudo até o sétimo mês, depois disso você com certeza terá outras preocupações.

ET007

E tudo isso deve realmente ser lavado à mão, uma a uma? Hoje em dia podemos dizer que não, fique tranquila hehehe Com certeza, uma peça ou outra você vai fazer questão de manter esse processo, como as de linho ou de e sapatinhos de tricot, e aconselhamos que isso seja feito. Mas devido à grande quantidade, não há problema algum em colocar as demais na máquina. É claro que com alguns cuidados, como por exemplo, colocar itens pequenos e roupinhas delicadas dentro de um saco próprio para lavagem ou até mesmo dentro de uma fronha, isso evita danos e mantém as roupinhas bonitas por mais tempo. Além disso, não é legal centrifugar essas peças mais delicadas.

Caso tenha alguma dúvida se alguma roupinha pode ou não ir à máquina, você pode consultar as indicações da etiqueta. Sabe aqueles símbolos que vêm em todas as peças? Eles são indicações da marca para que a roupinha seja preservada por mais tempo. Hum… você não sabe o que eles significam? Calma que vamos dar uma breve explicação e você verá que não é difícil.

ET009b

Existem basicamente cinco símbolos, que são um baldinho, um triangulo, um círculo, um quadrado e um ferro de passar. Se você aprender o significado básico de cada um, fica bem mais fácil entender as subcategorias, então vamos lá!

Lavagem:

O baldinho significa lavagem na máquina. A partir disso entram as subcategorias, veja:

  • Quando um baldinho estiver acompanhado de um número, representa a temperatura máxima permitida da água na máquina. Pode também ser indicado por pontos, sendo um ponto a temperatura mais baixa e três pontinhos a temperatura mais alta.
  • Um baldinho com um risco abaixo significa que a lavagem é permitida, porém deve-se evitar a centrifugação.
  • Se houver uma mão tocando o balde, significa que a peça deverá ser lavada à mão.
  • Caso haja um X no baldinho, significa que não deve ser usado água na lavagem.

ET001

Alvejante:

O triângulo indica a permissão ou não do uso de alvejantes e suas subcategorias são:

  • Se for apresentado somente o triângulo, pode-se usar qualquer tipo de alvejante.
  • Quando o triângulo estiver com dois riscos na diagonal, significa que somente alvejantes sem cloro podem ser usados.
  • Um triângulo com a inscrição “Cl” em seu interior, significa que pode ser usado alvejante com cloro, desde que diluído em água fria.
  • Quanto ao triângulo com um X, não pode ser usado alvejantes.

ET002

Secagem:

O quadrado significa o modo que a roupa deve ser seca, sendo:

  • Um quadrado com um círculo no centro, significa que a peça pode ser seca em secadora. Caso haja um pontinho no centro do círculo, a máquina deve estar em temperatura mínima e duas bolinhas em temperatura máxima.
  • O mesmo símbolo citado acima, com um X, significa que não pode ser usada secadora na secagem.
  • Um quadrado com um meio círculo na parte superior, significa que deve ser seca em varal.
  • Três riscos na vertical no interior do quadrado significam que a roupa deve ser seca naturalmente e sem torcer, como pendurada em cabide.
  • Três riscos na horizontal indicam que a roupa deve secar em uma superfície plana.
  • Três riscos na diagonal, significam que deve secar à sombra.

ET003

Passar:

  • O desenho de um ferro de passar roupa significa que é permitido o uso de ferro.
  • A quantidade de bolinhas no interior, significa a intensidade da temperatura, sendo uma bolinha, temperatura branda e três bolinhas, temperatura alta.
  • Um X sobre o ferro, significa que não é permitido o uso do mesmo.
  • Quando há um X logo abaixo do ferro, em cima de uma representação de vapor, significa que a roupinha deve ser passada sem vapor.

ET004

Lavagem à seco:

O círculo representa que a roupa deve ser lavada à seco, portanto não cabe a nós. As lavanderias ou locais especializados que seguem essas indicações, mas é bom conhecer para saber quando devemos levar uma peça até um desses lugares.

  • Um círculo significa que a peça deve ser lavada à seco.
  • Quando houver um X sobre o círculo, a peça não pode ser lavada a seco.
  • Uma letra dentro do círculo significa o tipo de produto químico que pode ser utilizado na lavanderia.
  • Um risco abaixo do círculo indica que o processo deve ser suave e dois riscos, processo muito suave.

ET005

Varal cheio, roupinhas limpas e secas? Está quase acabando! Especialistas recomendam que todas as peças do neném sejam passadas à ferro, pois a alta temperatura reforça a higienização. Depois disso, é só organizar tudo no quartinho e aguardar a chegada do seu baby, que terá tudo prontinho aguardando sua vinda.

ET011

Gostou das informações? Conta pra gente se você já sabia o significado das indicações nas etiquetas e caso já esteja com seu neném nos braços, conte pra gente como foi sua preparação com as roupinhas. 🤗❤

Até o próximo post,
Equipe Bebefacil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s