Gravidez e Maternidade · Saúde e Cuidados

Agosto Dourado: a importância da amamentação

Assim como outros meses do ano, Agosto recebe uma cor específica para marcar uma campanha muito importante que merece atenção e discussão em todos os setores da sociedade. Fazendo uso da cor dourada, este mês é dedicado ao Aleitamento Materno!

Sabemos que a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida do bebê previne doenças, reduz a mortalidade infantil, contribui para a saúde e bem estar de quem amamenta e é amamentado, entre muitos outros benefícios, porém, no início não é fácil para muitas mulheres que sentem dificuldades por diversos motivos. Buscando ajudar estas mulheres, envolver toda a sociedade nesta tarefa e incentivar a prática da amamentação, surgiu o Agosto Dourado!

A campanha chama atenção de todos para o alimento de ouro para a saúde dos bebês, segundo à Organização mundial de Saúde, e dedica uma semana inteira especialmente para esse assunto. Este ano, está acontecendo desde o dia 01 de Agosto a 26ª Semana Mundial da Amamentação, e o tema proposto à ela é: “Aleitamento Materno: a base da vida”

2018-07-CAPA-SMAM-2
Fonte: http://www.ibfan.org.br/site/

Como descrito na imagem acima, a Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA – World Alliance for Breastfeeding Action) definiu algumas metas para este ano, são elas:

  • Informação: Sobre a importância da amamentação e como ela está ligada à nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza;
  • Vínculo: Estabelecer a clareza de que a amamentação é a base que ancora tudo na vida;
  • Envolvimento: Entre indivíduos e organizações visando maior impacto da campanha;
  • Estímulo: Promover ações de incentivo à amamentação como parte da nutrição, da segurança alimentar e de estratégias para redução da pobreza.

A ajuda e compreensão dos familiares, amigos e profissionais da saúde é muito importante para a mulher que está passando por esta fase. A troca de experiências e o apoio entre as mães também é essencial.

Mulher, você que amamenta seu filho, continue pois é o melhor para ele. Mãe, você que por algum motivo não consegue amamentar, não se culpe, muito mais que um ato de amor é uma atitude de persistência e coragem, converse com profissionais de saúde e busque ajuda para encontrar a melhor solução para você e seu bebê.

Quer saber mais sobre a campanha? A Sociedade Brasileira de Pediatria publicou um documento científico sobre o tema, confira: Amamentação – a base da vida (Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria – http://www.sbp.com.br/)

Até mais, Equipe Bebefacil!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s