Assim como outros meses do ano, Agosto recebe uma cor específica para marcar uma campanha muito importante que merece atenção e discussão em todos os setores da sociedade. Fazendo uso da cor dourada, este mês é dedicado ao Aleitamento Materno!
Sabemos que a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida do bebê previne doenças, reduz a mortalidade infantil, contribui para a saúde e bem estar de quem amamenta e é amamentado, entre muitos outros benefícios, porém, no início não é fácil para muitas mulheres que sentem dificuldades por diversos motivos. Buscando ajudar estas mulheres, envolver toda a sociedade nesta tarefa e incentivar a prática da amamentação, surgiu o Agosto Dourado!
A campanha chama atenção de todos para o alimento de ouro para a saúde dos bebês, segundo à Organização mundial de Saúde, e dedica uma semana inteira especialmente para esse assunto. Este ano, está acontecendo desde o dia 01 de Agosto a 26ª Semana Mundial da Amamentação, e o tema proposto à ela é: “Aleitamento Materno: a base da vida”

Como descrito na imagem acima, a Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA – World Alliance for Breastfeeding Action) definiu algumas metas para este ano, são elas:
- Informação: Sobre a importância da amamentação e como ela está ligada à nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza;
- Vínculo: Estabelecer a clareza de que a amamentação é a base que ancora tudo na vida;
- Envolvimento: Entre indivíduos e organizações visando maior impacto da campanha;
- Estímulo: Promover ações de incentivo à amamentação como parte da nutrição, da segurança alimentar e de estratégias para redução da pobreza.
A ajuda e compreensão dos familiares, amigos e profissionais da saúde é muito importante para a mulher que está passando por esta fase. A troca de experiências e o apoio entre as mães também é essencial.
Mulher, você que amamenta seu filho, continue pois é o melhor para ele. Mãe, você que por algum motivo não consegue amamentar, não se culpe, muito mais que um ato de amor é uma atitude de persistência e coragem, converse com profissionais de saúde e busque ajuda para encontrar a melhor solução para você e seu bebê.
Quer saber mais sobre a campanha? A Sociedade Brasileira de Pediatria publicou um documento científico sobre o tema, confira: Amamentação – a base da vida (Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria – http://www.sbp.com.br/)
Até mais, Equipe Bebefacil!