Saúde e Cuidados

Hora do Banho

Já é fim de tarde e depois de muitas sonecas, mamadas e visitas, chegou a hora do banho!! 💦 Como foi o primeiro banho do neném em casa? Tem muita história sobre esse assunto para contar? Papais com medo de machucar esse ser tão pequenininho? Pois bem, hoje falaremos sobre o banho do nenê!!

Os papais e mamães de primeira viagem sempre ficam apreensivos por esse momento e é normal! Com o tempo a prática vai sendo adquirida e tudo se ajeita, mas até esse dia chegar vão acontecer várias adaptações entre mamãe, papai e bebê.

O lugar adequado, a posição da banheira, o horário, a quantidade de água, o sabonete, são tantas variáveis… Mas vamos com calma! Algumas dicas vão te ajudar.

01

Primeiramente, é óbvio mas não custa lembrar, nunca, jamais, em nenhuma circunstância deixe o bebê sozinho no banho! Em questão de segundos tudo pode acontecer, então é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Antes de começar o banho, deixe por perto tudo que você for precisar: troca de roupas, fralda, toalha, sabonete, algodão… absolutamente tudo.

O lugar do banho vai depender de você, do lugar que você melhor se adaptar. Há quem coloque a banheira no quarto, no banheiro, em cima da cama, no chão do box, enfim, o importante é que você tenha mobilidade, que fique em uma posição confortável e que o ambiente não tenha corrente de ar no momento do banho.

Antes de colocar o bebê na água, teste a temperatura com o antebraço, não deve estar muito quente, nem fria. Segundo estudos, a temperatura ideal é entre 37 e 38 °C, pois ajuda o bebê a regular a temperatura corporal. Para ter precisão, você pode usar um termômetro, existem vários super legais que inclusive podem deixar o banho mais divertido. Outro detalhe importante é que o banho não seja muito demorado, pois a água esfria e o neném pode ficar com frio.

02

Comece o banho pela cabeça, tomando cuidado com os olhos e ouvidos do bebê. Para ajudar a tirar o sabão do cabelinho você pode contar com a ajuda de uma caneca de enxágue, depois disso, desça para o corpo. Você pode usar sabonetes que atuam como shampoo ou produtos independentes, mas é essencial que eles sejam fabricados especialmente para crianças pois são bem mais leves e não agridem a pele de seu filhinho ou filhinha. Atente-se para limpar bem as áreas de fralda, mãos, pés, entre os dedos, dobrinhas, axilas e atrás da orelha.

03

Você pode ainda usar alguns acessórios como a Blooming Bath para sentir mais segurança nos primeiros dias. Quando o bebê estiver maiorzinho, a partir dos 4 ou 6 meses, você pode apresentar a ele alguns brinquedinhos de banho, assim, esse momento além de relaxar, será de diversão garantida.

04

Ao finalizar, enrole o neném em uma toalha com capuz e o seque rápido, porém sem esfregar. De preferência, use uma toalha fralda, ela é revestida com tecido de fralda em um dos lados, muito mais macia que as tradicionais. Se você não tiver, use uma toalha bem macia e felpuda com uma boa capacidade de absorção.

05

Uma última dica é para quem possui pouco espaço ou costuma viajar bastante. Existem algumas banheiras dobráveis e também infláveis, super práticas para essas situações.

06

A hora do banho é perfeita para estimular os sentidos dos bebês e aproximar pais e filhos em um momento relaxante, divertido e gostoso. Você pode criar uma rotina do banho, preparando para a “hora de dormir”, por exemplo. Assim, este momento será sempre preservado e estreitará os laços entre vocês.

07

Agora, conte pra gente quais são suas experiências com o banho do bebê! Você tem alguma dica para dar a futuras mamães?! Conta pra gente e até o próximo post.

Um abraço, Equipe Bebefacil!

Um comentário em “Hora do Banho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s